Black Snake: chá preto com gin

Entramos no Ano da Serpente. O pessoal da Japonique promoveu uma festa de ano novo chinês na Vila Madalena me chamou para participar do evento. O Projeto Cobra aconteceu na loja no final de semana passada reunindo muita gente em torno deste tema. Foi um dia de reencontrar pessoas que eu não via há algum tempo, tomar uma com os amigos que apareceram por lá, trabalhar um pouco e me divertir muito. Além de ver o desfile de ano novo chinês em plena rua Girassol!

As meninas da Japonique pediram que eu criasse um drink de chá preto. Fazer drink de chá não é das coisas mais fáceis do mundo. Você vai encontrar muitas receitas na internet, mas nem todas dão certo. Eu já testei uns shakes que não ficaram muito bons. O resultado final depende um pouco da qualidade e do sabor do chá escolhido e também do quanto ele combina com a bebida escolhida.

A sorte foi ter caído nas minhas mãos o Towering Kung Fu, um chá preto da marca Or Tea?, que entrou no mercado brasileiro no ano passado e é bastante conhecida pelas suas embalagens, com cores fortes e lindas ilustras de uma menina imersa no universo dos nomes dos blends.  Quem me enviou o site, antes mesmo de eles chegarem no Brasil, foi a querida Leticia Shinotsuka, que assina a identidade do blog Cerimônia do Chá!

O Kung Fu é um chá com sabor encorpado que não amarga nem se sobrepõe a outros sabores. Ele tem um gosto fermentado bom que combina com bebidas alcóolicas. Como se trata de um chá puro, e não um blend, achei que poderia ir bem com gin, que é uma bebida bastante perfumada. Queria algo com limão para ser mais refrescante porque anda fazendo muito calor! E assim foi. A Pamela e a Bárbara prepararam o xarope (o segredo da receita) no dia anterior e isso facilitou a vida do Arthur, o drinkeiro de plantão.

Abro aqui a receita do meu primeiro drink, o BLACK SNAKE, para ser testado, avaliado e comentado. Aliás, aproveito para dizer que vou começar a postar também chás associados a bebidas alcóolicas, minha mais recente pesquisa. Anote o tag “tea bar”!

Voltando ao Black Snake, o ideal é servir em uma dose pequena, em um copo menor o copo americano.

 

2 colheres de sopa de xarope* de chá preto

1 fatia grossa de limão siciliano espremida

30 ml de gin

gelo e água com gás

 

* receita o xarope: coloque 5 sachês de chá preto de sua preferência em 250 ml de água quente; misture a infusão com 200g de açúcar mascavo e reserve por 3 horas.

 

Como estava muito quente, preparei uma degustação de shots (sem álcool) do Kung Fu gelado, para refrescar as pessoas que iam chegando no evento.

Agradeço sempre à Jana, da Japonique (na foto ela é a da direita), que sempre inventa parcerias com várias pessoas bacanas, como a Thais Ueda (a da esquerda), cujo trabalho acompanho há uns bons anos e tem feito um zine em parceria com a Japonique.

A Jana fez o layout deste blog e me chama para conversar toda vez que quer fazer algo com chás!

Agradeço também Cássia H. e Carol Melo, pelas fotos!

Comentários

5 comentários em Black Snake: chá preto com gin

  1. Yuri Hayashi disse:

    O que a Tatá está fazendo nessa foto com você, posso saber?! AHHHHH!!! Manda um beijo para esta japa safada!!!
    Beijão!
    Yuri

  2. admin disse:

    Vocês se conhecem??? A Thais está fazendo uns zines eróticos lindos com a Japonique… Yuri, a gente precisa se encontrar! O mês de março está uma loucura, mas acho que vou pedir refúgio uns dias no seu chalé. Espero que em abril já esteja friozinho…

  3. Carol disse:

    Onde eu consigo a blusa com a estampa da Bikin Tokyo?

Deixa um comentário