chá de verão

Foi assim que recebi os convidados do casamento de dois grandes amigos na semana passada. É até meio difícil começar a escrever este post de tão significativo que foi este momento. Há uns dez dias recebi um telefonema no meio do trabalho da Lúcia, uma das minhas melhores amigas, com quem compartilhei não apenas anos da faculdade na ECA, como anos de trabalho na Abril e outros três anos morando em Paris. Mais: o casamento foi marcado no Squat, bar dos amigos que fica onde era o Massivo, primeiro club de São Paulo e minha pista preferida na primeira metade dos anos 90.

Conversando com ela, perguntando o que seria servido e outras informações de casamento, me lembrei de uma das vezes em que ela veio para o Brasil em 2010. Eu estava acompanhando minha mãe em uma de suas internações e nos encontramos na Casa das Rosas para pegar a encomenda: um pacote de Marco Polo, um dos blends mais famosos da Mariage Frères. Trata-se de uma mistura de chá preto com flores e frutas. Eles não revelam que flores e frutas, mas, pela cor da mistura, desconfio que haja um toque de hibisco…

Depois de uma viagem bate e volta para trabalhar no Rio, me confinei na cozinha para preparar a mistura concentrada de Marco Polo. O ideal é começar a preparar na noite anterior, pois um dos grandes segredos do chá gelado é fazer cubos de gelo com o chá. Assim, na hora de servir, a bebida não fica aguada.

Mesmo com sono, superei a matemática dos mililitros e miligramas para a mistura no dia seguinte.

E assim parti na manhã seguinte para o Squat com garrafas de chá concentrado…

 

A receita da mistura concentrada é bem simples:

– 400 ml de água quente (cerca de 90 graus)

– 9 colheres de chá rasas de Marco Polo

 

 

Depois, é só acrescentar 4 medidas de água para cada medida de chá concentrado e 1 colher de chá bem rasa para cada 200 ml de chá pronto. Coloque os gelos em um pano de prato e triture. Forre o fundo do copo (usamos de shot de tequila) com o gelo e complete com o chá já adoçado. Não tem erro!

 

Se tiver um staff especializado ajudando, a vida fica mais fácil e divertida…

Nada disso seria possível sem a ajuda do Leo, do Cabelo e do Fabinho!

Se quiser arriscar um drink, jogue o shot de Marco Polo em uma taça de champanhe.

Ele mata um pouco das bolhas, mas corta a acidez da bebida!

Comentários

2 comentários em chá de verão

  1. Yuri Hayashi disse:

    Que delícia, Erika!!!
    Beijos!
    Yuri

  2. Celia Yumiko Assahara disse:

    Adoro chá!É bom saber que tem fanáticos por chá aqui no Brasil!
    Gosto de tudo o que você escreve, quanta informação!
    Bjs
    Celia

Deixa um comentário