DICAS DE PREPARO

Fazer chá é algo simples e complexo.

Simples porque, como mesmo diz uma das principais especialistas sobre chá no mundo, a teablender argentina Inês Berton, “envolve água, sensibilidade, paciência e chá” *.

Complexo porque para se beber um chá gostoso é preciso saber preparar o chá corretamente. Aqui entram outros itens decisivos para se extrair o melhor sabor do chá: quantidade de chá, temperatura da água e tempo de infusão.

Há ainda mais um detalhe mais profundo. O chá é uma bebida transformadora, que pode trazer harmonia para o ambiente e as relações. Do ponto de vista da cerimônia do chá, estamos cultivando nosso espírito quando fazemos e servimos chá. Os grandes mestres falam da importância da “pureza de sentimentos”…

PARA COMEÇAR…

Não é preciso ter muitos utensílios: um recipiente para ferver água e outro para preparar o chá, uma peneira, uma colher de chá para usar como medidor e uma xícara bastam para uma pessoa. Se for mais gente, pegue um bule e mais xícaras. Use sempre água mineral ou de uma fonte confiável. Tenha em mãos um timer para acompanhar o tempo de infusão do seu chá.

Modo de preparo:

– Considere 1 saquinho ou 1 colher de chá rasa (aproximadamente 2 mg)  e 200 ml de água por pessoa;

– Aqueça os utensílios onde vai preparar e servir o chá usando água quente;

– Esquente a água até a temperatura mais adequada para o chá escolhido;

– Quando a água atingir a temperatura adequada, deve-se despejá-la no recipiente previamente aquecido junto com o chá a granel ou sachê. Deixe durante o tempo de infusão recomendado para o seu chá;

– Use uma peneira para transferir o chá pronto para o bule ou xícara(s).

Dica 1: Se o chá for servido para mais de uma pessoa, no momento em que o chá estiver pronto, coe todo o chá preparado para dentro de um bule. Evite servir xícara por xícara se ainda não tiver peneirado, pois dessa forma o chá servido na primeira xícara estará mais suave do que a última xícara (que terá o sabor muito forte). Algo que pode facilitar, mas não é imprescindível, é o uso de um bule que já possui um infusor dentro (então basta colocar dentro do infusor a quantidade de chá desejada), colocar a água na temperatura certa para o tipo de chá escolhido, esperar o tempo de infusão recomendado e retirar o infusor.

Dica 2: Existem regras gerais, mas não um consenso absoluto para temperatura da água e tempo de infusão adequados para cada chá. Cada produtor/marca terá uma recomendação específica. Siga prioritariamente as instruções que constam na embalagem do chá que você adquiriu e, com o tempo e hábito, você se sentirá mais à vontade para fazer testes e preparar o chá do seu gosto.

Dica 3: Fique de olho na data de validade dos chás que você tem em casa (geralmente 2 anos a partir da data de fabricação). Não compre um chá sem data de validade na embalagem, a não ser que você conheça o produtor/fabricante e ele lhe forneça essa informação. Cuide bem do seu chá e tenha atenção com o armazenamento: se ele não estiver bem guardado, pode ressecar, perder sabor, aroma e propriedades. Escolha um pote com boa vedação e deixe o chá protegido da luz e do calor.

*

Com o tempo, a prática e o hábito, você terá o desejo de variar os utensílios e descobrirá quais são os melhores bules, chaleiras, peneiras, coadores, infusores, canecas etc. O uso de balança (para pesar a quantidade de chá) e de termômetro (para medir a temperatura da água) serão não apenas úteis, mas fundamentais para quem deseja se aprofundar na pesquisa e degustação de chás.

PARA SE INSPIRAR…

Dicas resumidas e simples da Tealosophy:

“A simplicidade de um bom chá

Para uma chaleira:

Esquentar a água até alguns segundos antes de sua ebulição.

Calcular uma colher de chá por pessoa.

No caso dos chás verdes, deixe a água repousar por um minuto para que as folhas não se queimem.

Os chás pretos, o tempo correto para ele são três minutos.

Coloque uma boa música e desfrute.”

Escrevi diversos posts sobre o modo de preparo de alguns chás e também sobre utensílios, que você pode ler clicando aqui ou na categoria “modo de preparo” que se encontra no menu deste site.

CRÉDITO/FOTO: divulgação CTP / afternoon tea em São Paulo (SP)