sobre harmonizações

Muita, mas muita gente me pergunta sobre harmonização, que chá combina com o quê, o que recomendo – olha a responsabilidade. A Clô Lima, editora do UOL Receitas e Restaurantes me procurou para pensarmos uma matéria que abordasse o assunto. Ela queria algo que fosse simples, que falasse com todos os públicos e chegamos nesse delicioso resultado que foi publicado hoje na home do site.

Acho uma grande responsabilidade recomendar, fazer combinações, afinal, cada um tem um gosto. E saber harmonizar envolve muito estudo e experimentação. Ainda não cheguei lá. Mas confio na minha intuição, nas leituras, é claro, e principalmente na minha “biblioteca de sabores” (aprendi isso em uma conversa com um sommelier e achei a expressão linda). Não apenas de sabores, mas de vivências, memórias, viagens, passeios, aconchego com amigos lalalá…

E assim que foram construídas as dicas da matéria publicada. Recomendo a leitura!

Pegando carona no assunto, aproveito para apresentar dois blogs também escritos por duas queridas que se jogam nas receitas e no chá e fazem isso muito bem. Uma delas é a Yuri Hayashi, que tem casinha no mato e cozinha, escala, cuida de cachorros, toma chá e escreve o blog Chá Arte e Vida (cada vez que leio o blog dela fico com vontade de me teletransportar para sua cozinha) e a outra é a Hanny Guimarães, jornalista como eu e que parece ser ótima quituteira como a Yuri. Ela escreve o blog Rota do Chá, que tem uns vídeos lindos e muita informação bacana, e também é colega de cerimônia do chá. Apesar de a gente se encontrar raríssimas vezes, pudemos hoje nos completar bem na matéria do UOL: as dicas de preparo do chá são da Hanny.

E antes de finalizar este post com cara de sábado preguiçoso, queria contar dos bastidores que essa matéria começa a alegrar meu final de semana. Um dos motivos é porque ela é um encontro virtual entre eu e Hanny. O outro é que ela rendeu um papo delicioso com a Clô Lima. Clô, vamos promover uma tarde de chá com bolos fora do site?

Deixa um comentário