não deixe a água ferver!

Eu fiquei passada quando estive na palestra com Inés Berton que aconteceu na Casa do Saber na última sexta-feira. Já ouvi sua história e seu modo acústico de vida algumas vezes. E, mesmo assim, eu sempre vou de novo nas suas degustações, nas suas palestras. Porque sempre tem algo de novo, um chá que é explicado de uma maneira diferente, uma nova história (coisas de fã).

Bom, como ia dizendo, eu quase caí da cadeira nesta palestra: Inés dizia que não é ideal deixar a água ferver não apenas porque cada tipo de chá pede uma temperatura específica para ser preparado, mas também porque, quando ferve, a água se desoxigena, perde algumas propriedades e… modifica o sabor!

Ou seja, o melhor, melhor mesmo a fazer é usar água mineral.

Na vida acústica, ela diz para deixarmos o termômetro de lado e prestarmos atenção ao barulho da água – isso pode nos indicar a temperatura (só para experts).

Se você é fã das chaleiras elétricas, escolha uma com controle de temperatura e desligamento automático (na minha pesquisa, encontrei esta daqui).

*

Com isso, alterei o texto sobre temperatura da água do botão “DICAS“.

Química e Física nunca foram o meu forte, mas passarei meus dias em busca de uma explicação racional para compartilhar aqui com vocês!

Comentários

7 comentários em não deixe a água ferver!

  1. Patricia disse:

    Olá, onde encontro termometros para medir a temperatura da água em preparos de chá?
    Obrigada

    • admin disse:

      Patrícia,

      vc pode usar termômetros usados em cozinha mesmo. Senão, na Talchá há uma ampulheta bem simpática!Depois me conte sobre sua experiência!

      beijos,
      Erika

  2. Mandala disse:

    Nunca gostei de água fervente exatamente por essa desoxigenação, por mais que fosse o “ideal” para algumas das minhas infusões de ervas favoritas, nunca deixei ferver. Uso sempre a água bi filtrada e somente aquecida (um pouco mais,um pouco menos,dependendo da erva).

    • admin disse:

      Mandy, qual é a sua “técnica” para medir a temperatura da água? Eu costumo usar termômetro e o “olhômetro”, para não cair nas “ondas impetuosas” segundo a descrição da tradição chinesa!

  3. Mandala disse:

    Erika, fico enrolando pra comprar um termômetro, mas acho necessário. Por enquanto uso o olhômetro mesmo, rs.

  4. admin disse:

    Não enrole, é fácil de achar e, assim como timer, muda a vida! beijos

  5. Ricardo Dias disse:

    Isso está se referindo aos chás industrializados, aqueles de saquinhos né? Ou serve para as folhas naturais também?

Deixa um comentário