receita de matchaLatte

Tutorial de matcháLatte

Embora não existam muitos comentários por aqui, muita gente falou sobre o post do matchaLatte no escritório. No meio das perguntas, a que mais me chamou atenção foi “e quem não tem a maquininha, como faz?“. Eu fiquei tão curiosa que  fui pesquisar e me deparei com este videozinho no youtube. Também me permiti sair da toca nesse feriado preguiçoso só para comprar uma caixinha de leite. Além da temperatura-casaquinho ser uma boa desculpa para o matchaLatte, queria um momento comemoração mesmo: depois de muitos meses, abri os olhos de manhã e me senti acordando no meu ninho, completamente confortável com o frio, a luz da manhã entrando na janela, um espaço sem malas e tudo no seu lugar sem esforço. Como queria o matcháLatte para o fim da tarde, optei pelo método prático e rápido sem me importar com a “falta de cerimônia”. Este blog também é serviço e não ligo a mínima de ter posts praticamente repetidos um em seguida do outro.

A espontaneidade nasce como blog, a celebração do instante, ichigo ichie.

Não quero me esquecer mais dessa manhã, desse fim de tarde, desse dia.

*

Para fazer o mactháLatte, você vai precisar de:

1/5 de água mineral

4/5 de leite semidesnatado

1 colher de chá de matcha

1 caneca

1 mini shaker a pilha

Modo de preparo:

Aqueça a água por 10 segundos em microondas e despeje na caneca. Em seguida, aqueça o leite durante 20 segundos também no microondas.

Despeje o matchá na caneca e misture com o mini shaker até obter uma mistura homogênea.

Acrescente metade do late e continue a misturar com o mini shaker. Se for do seu gosto, acrescente um pouco de açúcar nesta etapa do processo.

Complete com o restante do leite e posicione o shaker próximo à superfície, para fazer a espuminha. A espuma não dura tanto tempo quanto a de máquina, mas o uso do shaker é indicado para que o pó se dilua bem e não se acumule no fundo do recipiente. Ele cumpre o papel do chasen, aquele utensíliode bambu utilizado na cerimônia do chá tradicional.

*

Heresia?!?!

Poderia discutir isso exaustivamente, mas deixo apenas a possibilidade de fazer uma bebida gostosa em qualquer lugar do mundo que tenha água, leite e microondas (dá para acomodar a lata de matchá e o mini shaker em qualquer bolsa).

*

Sobre a marca de matchá utilizada, deixo todas as indicações aqui.

Essa simpática latinha de Hagoromo tem me acompanhado para todos os cantos. Quero terminá-la logo para poder testar outras marcas. Importada pela Tradbras, pode ser encontrada em qualquer empório japonês e custa cerca de R$ 15,00. Mais informações aqui no rótulo:

Comentários

4 comentários em receita de matchaLatte

  1. retramado disse:

    aah, nunca experimentei! eu quero!! 😉

  2. Kênya disse:

    Pois eu tinha adorado a idéia do matchá Latte já no primeiro post. Pena que por enquanto estou sem todos os meus apetrechos para fazer em casa. Mas fica guardada para a primeira oportunidade… Será que fica bom com leite de soja também? Beijoca

  3. Sachi disse:

    oi Erika! Fiquei feliz em saber que vc também é uma fã de chás. Preciso encontrar tempo para ler todos os posts do seu blog!
    Eu também de vez em quando escrevo alguma coisa ou outra sobre chás no meu outro blog http://sachisachisachi.wordpress.com/category/cha/
    Esse blog é ultra disperso, e estou um pouco em falta com ele, por estar mais ocupada com o supasoap…
    bjs! Sachi

  4. KIKKS disse:

    Sachi, que bom ter você por aqui… Vamos trocar chazinhos. Eu tb quero ter tempo para ler todos os seus soaps e experimentá-los! Dei uma passada de olho na categoria de chás, quero mergulhar lá com calma tb. Beijos

Deixa um comentário