QUEM FAZ

 

“Busco um respiro

no caos urbano

de São Paulo.

Descobri o chá

como um interlúdio,

um pretexto para

muitos encontros.”


 

ERIKA KOBAYASHI * kikkss@gmail.com

especialista em chás, artista, performer

 

Erika Kobayashi é uma das principais referências em chá no Brasil. Tem realizado palestras e degustações em espaços diversos (Espaço Gourmet/Shopping Pátio Batel, Casa Santa Luzia e unidades do Sesc). Foi consultora da marca Twinings e fez cursos com a especialista Jane Pettigrew (Londres), na École du Thé (Paris), além dos módulos Essencial e Sensorial da Escola de Chá Embahú, da qual é colaboradora. Desde 2002 estuda zen budismo (meditação, artes marciais e cerimônia do chá) e busca levar o estado de presença na sua interação com o mundo. Pratica cerimônia do chá desde 2011 e integra o World Tea Gathering, grupo de professores e artistas que compartilham a essência da cerimônia do chá no mundo contemporâneo – dessa forma, já realizou cerimônias em espaços públicos de São Paulo, Curitiba, Reykjavik, Paris, Lisboa, Sintra e Porto. Como artista, integrou a exposição OlharInComum – Japão Revisitado, no Museu Oscar Niemeyer, com uma performance inspirada na cerimônia do chá, se apresentou no Narcissus Garden de Yayoi Kusama em Inhotim (durante o festival Meca em 2016) e inaugurou a Virada Cultural na Japan House em 2017.

Jornalista formada pela Escolha de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, foi editora da revista Capricho e Coordenadora de Comunicação da ONG Childhood Brasil. Pesquisa cultura japonesa desde 2001, é mestre em Sociologia das Sociedades Contemporâneas pela Universidade Paris Descartes – Sorbonne – Paris V.

Seu trabalho tem se destacado por tornar o chá acessível no cotidiano, trabalhar a percepção dos sentidos e promover a harmonia e paz pela arte de anfitriar.

CRÉDITO/FOTO: Camila Werner / chazal da família Amaya em Registro (2016)