O que é chá de camomila? Do que é feito? Quais são seus benefícios para a saúde?

Como é usado? Quais as vantagens de tomar? Quais os nutrientes e composição?

Todas essas perguntas serão respondidas neste artigo.

O chá de camomila, como o nome sugere, é feito com camomila, ou seja, Chamomilla recutita. Por ser um chá de ervas, o chá de camomila tem muitos usos além de ser uma bebida quente. Pode ser utilizado para fazer molhos para saladas ou marinadas para pratos de carne. Você pode até usá-lo como ingrediente para fazer sorvete!

As pessoas bebem chá de camomila por causa de seu sabor maravilhoso e natureza calmante, devido ao qual as pessoas costumam consumi-lo antes de dormir. Isso faz com que se sintam aliviados do estresse e da dor que experimentam durante suas vidas ocupadas. Alguém pode perguntar o que são os benefícios do chá de camomila e é por isso que este artigo foi escrito.

O chá de camomila pode ajudar a reduzir o estresse e a dor, a melhorar a digestão, a conferir um efeito calmante aos nervos do corpo, tem propriedades antiinflamatórias que ajudam a reduzir os sinais de inflamação como vermelhidão ou inchaço, ajuda em vários problemas de pele devido à sua natureza antiinflamatória, ou seja, dermatite, eczema, etc., ajuda a lutar contra as células cancerosas, inibindo o crescimento celular. Conseqüentemente, o chá de camomila tem um valor medicinal imenso para pessoas que sofrem de diferentes doenças ou apenas precisam de algo calmante para beber à noite.

Então, quais são os benefícios do chá de camomila?

Este chá de ervas é conhecido por suas propriedades antiinflamatórias e também pode ser útil no tratamento de problemas gastrointestinais.

Os ativos presentes nesta planta são flavonóides, glicosídeos, derivados cumarínicos, lactonas sesquiterpênicas, óleos essenciais (como matricina), procianidinas e triterpenóides. Na verdade, a camomila tem mais de 150 componentes químicos no total!

Os benefícios antiinflamatórios da camomila vêm de seus flavonóides naturais. Eles podem reduzir o inchaço e a vermelhidão porque inibem a produção de prostaglandinas que causam inflamação. Os extratos de camomila também inibem as enzimas COX que desencadeiam essa reação. Pesquisadores da University College London descobriram que os extratos de camomila têm a capacidade de potencialmente tratar a colite ulcerativa, bem como a doença inflamatória intestinal.

A camomila também tem propriedades analgésicas e pode ser usada topicamente em feridas, hematomas e erupções cutâneas para o alívio da dor. Esses benefícios do chá de camomila podem acalmar o estômago e reduzir o inchaço causado pela indigestão. Um estudo publicado na “Phytotherapy Research” mostrou que reduziu os espasmos em uma taxa maior do que o placebo. Os pesquisadores relataram dados mostrando que este chá é útil no tratamento da dispepsia (indigestão) e gastrite (inflamação do estômago).

Os efeitos calmantes podem estar relacionados ao seu alto teor de flavonóides, como a apigenina, responsável por efeitos sedativos.

Um estudo descobriu que o chá de camomila também pode ajudar a reduzir os sintomas associados à síndrome pré-menstrual (TPM). Os pesquisadores avaliaram 87 mulheres com diagnóstico de TPM e as designaram para receber duas xícaras de chá de camomila ou chá de placebo por dia. Após três ciclos menstruais, ambos os grupos mostraram uma redução nos sintomas físicos, relacionados ao humor e outros em uma média de 41%. No entanto, não houve mudança significativa observada nos sintomas emocionais ou comportamentais em comparação entre o grupo que consumiu extrato de camomila real e aqueles que beberam chá placebo.

A camomila é freqüentemente usada como remédios de ervas para tratar doenças como ansiedade, inquietação, insônia, etc. Esta planta contém flavonóides que influenciam os receptores GABA no cérebro. Isso significa que eles inibem a atividade neuronal e induzem o relaxamento.

Estudos realizados em pacientes com insônia revelaram que os extratos de camomila, especialmente aqueles com altos níveis de apigenina, aumentaram a duração do sono, bem como aumentaram a eficiência do sono.

Os participantes relataram sentir-se mais revigorados ao acordar pela manhã, após tomar chá de camomila antes de dormir, em comparação com o grupo do placebo. Um estudo foi realizado em crianças que estão em quimioterapia para verificar os efeitos sobre os níveis de ansiedade devido ao estresse.

Ele descobriu que a camomila reduziu significativamente seus níveis de estresse, provando sua eficácia contra a tensão e irritabilidade causadas pelo estresse. O estresse também é conhecido por agravar ou mesmo causar problemas gastrointestinais como diarréia ou prisão de ventre, azia, etc., mas o chá de camomila também pode ajudar com esses problemas.

Como preparar o chá de camomila?

A camomila pode ser adquirida em forma seca ou fresca. As folhas e flores devem ser colhidas na época de floração, de maio a julho. Seque as folhas de camomila espalhando-as uniformemente sobre uma superfície plana em uma área bem ventilada por aproximadamente três horas, até que fiquem quebradiças e facilmente esmagadas com os dedos.

Usos culinários da camomila:

Você pode adicionar camomila a sopas, ensopados, goulashes, pratos de arroz ou receitas de torta de maçã enquanto cozinha – lembre-se de que você tem que usar menos açúcar por causa do sabor da erva é muito forte.

Adicione 1 colher de sopa de flores de camomila secas por cada de água fervente, cubra e deixe em infusão por 10 minutos.

Beba uma xícara de chá de camomila antes de ir para a cama para ajudar a induzir o sono e acalmar o sistema digestivo.

Para fazer uma mistura calmante de chá de ervas, pegue 1 parte de flores de camomila, 1/2 parte de flores de hibisco verde, 1/4 parte de folhas de erva-cidreira e 2 partes de flores de lavanda secas em uma tigela grande. Coloque esta mistura em saquinhos de chá individuais ou guarde em um recipiente hermético até que esteja pronto para uso. 

A camomila não é apenas conhecida como um auxílio para dormir, mas também pode ser tomada ao longo do dia como um auxílio digestivo eficaz. A erva acalma o estômago e ajuda na digestão, aliviando as cólicas e os gases, em especial para recém-nascidos. O chá de camomila também é conhecido por suprimir a lactação.

Como Tomar ou aplicar topicamente?

Devido ao seu conteúdo de mucilagem, a camomila é segura para uso tópico em pequenos cortes, arranhões e queimaduras – apenas tome cuidado para não entrar em seus olhos. As propriedades antiinflamatórias da erva também reduzem a vermelhidão associada a condições como queimaduras solares ou erupções na pele. Pode até aliviar a coceira no couro cabeludo causada por caspa ou psoríase – simplesmente massageie 1 xícara de chá de camomila quente no couro cabeludo antes de lavar para obter alívio.

Ferva 1 colher de sopa de folhas frescas de camomila picadas para cada 240 ml de água por 10 minutos. Em seguida, use as mãos para massagear o líquido no couro cabeludo antes de lavar o cabelo completamente, como de costume – não enxágue. Para cabelos secos, misture uma colher de chá de sal com o chá após ferver e deixe por 3-5 minutos antes de enxaguar com água morna.

A camomila pode aliviar a coceira associada às hemorróidas quando aplicada topicamente como pomada feita a partir de 2 colheres de sopa de flores secas fervendo em um bule de água e 1 colher de sopa de azeite de oliva. Misture e deixe a mistura descansar até que a água evapore, então coe e guarde em uma jarra com bolas de algodão embebidas na solução.

Use para fins de aromaterapia ou adicione 2 colheres de chá de flores secas a uma compressa fria para alívio tópico de bolhas de febre, picadas de urtiga ou picadas de abelha.

Conclusão:

Como podemos ver, adicionar chá de camomila à sua rotina trará muitos benefícios e tornará sua vida melhor e mais tranquila!

Para mais informações sobre o chá de camomila, clique aqui.