Chá de Hibisco: Para Que Serve e Benefícios

Para que serve o Chá de Hibisco? O que é, qual a composição e porque você deve experimentá-lo?

O chá de hibisco é uma bebida deliciosa que pode ser usada para substituir o chá ou o café com um toque fresco. Origina-se da flor do hibisco, também conhecida como malva-rosa. O chá pode parecer uma questão complicada, mas o chá de hibisco é muito simples de fazer e os benefícios são maravilhosos para a sua saúde.

Qualquer pessoa que já esteve na frente de uma seção de chás de ervas em sua mercearia local sabe sobre o chá de hibisco. No entanto, se você nunca experimentou o chá de hibisco antes, há muitos motivos pelos quais você deve começar hoje!

Comecemos pelo princípio… 

O que exatamente é o chá de hibisco? 

O próprio hibisco se origina da flor do hibisco, que é conhecida por sua cor vermelha brilhante. 

O chá de hibisco é feito de flores de hibisco secas que são mergulhadas em água quente ou fervente para liberar o sabor do hibisco.

Informação nutricional do chá de hibisco:

Calorias 0 Gordura Total 0g Carboidrato Total 0g Açúcares 0g Proteína 0g

Embora o chá de hibisco não forneça calorias, ele contém antocianinas – compostos de plantas com qualidades antioxidantes. As antocianinas aparecem de vermelho a azul e ajudam a combater doenças cardíacas e células cancerosas. Isso significa que o próprio chá de hibisco pode ter um efeito semelhante ao das frutas de hibisco.

Benefícios para a saúde do chá de hibisco:

  • Gestão de peso: o hibisco contém enzimas naturais e ácidos que ajudam na digestão e estimulam o metabolismo. Isso, por sua vez, ajuda você a quebrar os alimentos com mais rapidez / facilidade e fará com que você se sinta saciado mais rápido depois de comer uma refeição ou lanche.
  • Antioxidante: o hibisco é rico em antioxidantes, como a vitamina C, que pode ajudar a reduzir os danos dos radicais livres no corpo. Os radicais livres são partículas que transformam células saudáveis ​​em algo prejudicial ou inútil para o nosso corpo, por isso é importante nos livrarmos deles! Os antioxidantes também ajudam na prevenção de muitas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e câncer. Os antioxidantes atuam eliminando essas partículas nocivas e, essencialmente, ligando-se a elas para que possam ser removidas do corpo.
  • Anti-inflamatório: o hibisco é uma ótima erva para combater a inflamação devido aos salicilatos que ocorrem naturalmente nas folhas da planta. Os salicilatos são encontrados na aspirina e foram mostrados para reduzir febres, dor, inchaço e rigidez associados a muitas condições, como artrite e gota.
  •  Saúde do cérebro: A flor de hibisco contém potássio, que ajuda a regular os níveis de fluido no cérebro para prevenir danos por convulsões menores ou outros distúrbios neurológicos. Além disso, o hibisco contém vitamina B6, que ajuda nosso cérebro a usar proteínas de forma eficiente, criando neurotransmissores que nos ajudam a aprender coisas novas / criar memórias!
  • Saúde ocular: o hibisco contém vitamina A, vital para uma boa saúde ocular. A vitamina A ajuda nossos olhos a funcionar corretamente, evitando que sequem ou fiquem muito lacrimejantes, e também ajuda a prevenir danos às terminações nervosas sensíveis de nossas retinas para que possamos ver melhor!
  •  Saúde cardíaca: o hibisco é um vasodilatador, o que significa que dilata os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo por todo o corpo. Isso possibilita que seu coração bombeie com mais eficiência e permite que você aumente sua freqüência cardíaca sem tanto esforço. Além disso, o hibisco é um antiinflamatório que reduz a pressão arterial elevada devido aos salicilatos que ocorrem naturalmente nas folhas da planta. Ao diminuir a pressão arterial e prevenir a inflamação, você está reduzindo a chance de um ataque cardíaco ou derrame.
  • Saúde do fígado: o hibisco contém potássio, que ajuda a regular os níveis de fluido no cérebro para prevenir danos causados ​​por convulsões menores ou outros distúrbios neurológicos. Além disso, o hibisco contém vitamina B6, que ajuda nosso cérebro a usar proteínas de forma eficiente, criando neurotransmissores que nos ajudam a aprender coisas novas / criar memórias! Esta vitamina também é importante para manter um fígado saudável.
  • Metabolismo: o hibisco é capaz de estimular o metabolismo devido às suas enzimas e ácidos naturais nas folhas da planta. Essas enzimas ajudam a quebrar os alimentos mais rapidamente, tornando-os mais fáceis de digerir, ao mesmo tempo que fornecem os nutrientes de que você precisa para funcionar corretamente!
  •  Saúde da pele: Hibiscus contém vitamina A, que é vital para uma boa saúde ocular. A vitamina A ajuda nossos olhos a funcionar corretamente, evitando que sequem ou fiquem muito lacrimejantes, e também ajuda a prevenir danos às terminações nervosas sensíveis de nossas retinas para que possamos ver melhor! Ele também contém antioxidantes como a vitamina C, que podem ajudar a reduzir os danos dos radicais livres no corpo. Os radicais livres são partículas que transformam células saudáveis ​​em algo prejudicial ou inútil para o nosso corpo, por isso é importante nos livrarmos deles! Os antioxidantes também ajudam na prevenção de muitas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e câncer. Os antioxidantes atuam eliminando estas partículas nocivas e essencialmente ligando-se a elas para que possam ser removidas do corpo.
  • Apetite: o hibisco é um diurético, o que significa que faz com que você excrete mais água do que o normal através da micção, o que faz você querer ter um copo de água ao seu lado o tempo todo! Isso pode ajudar aqueles que lutam contra o apetite porque pode reduzir o desejo por alimentos ricos em açúcar / sal que causam lanches prejudiciais à saúde.
  •  Calmante: o hibisco contém magnésio, que demonstrou ser um sonífero eficaz à noite devido aos seus efeitos calmantes. O magnésio ajuda a relaxar os músculos do nosso corpo, fazendo-nos sentir mais relaxados e menos estressados! Além disso, o hibisco acalma o trato digestivo relaxando os músculos do intestino, permitindo que a comida passe por você mais rapidamente, fornecendo mais nutrientes do que antes! O hibisco também é conhecido por ajudar a aliviar os sintomas de cólicas menstruais em mulheres em todo o mundo.

O hibisco pertence à mesma família de plantas que o algodão (Malvaceae) e o quiabo (Mlaceae). Ambos são conhecidos por serem cheios de fibras, o que ajuda na regulação do açúcar no sangue ao diminuir a velocidade de digestão dos alimentos!

Isso pode ser benéfico para ajudar os diabéticos que lutam para se manter dentro dos limites normais. Além disso, o hibisco tem níveis incrivelmente altos de vitamina C, tanto que tem mais do que laranjas por xícara!

Este poderoso antioxidante também ajuda a combater os radicais livres em nossos corpos para prevenir a ocorrência de danos.

Conclusão:

Definitivamente, você deve experimentar o chá de hibisco, se ainda não o fez. Os benefícios são muitos e o sabor também é incrível. Incorpore em sua rotina diária e colha todos esses benefícios enquanto saboreia uma deliciosa bebida que existe há milênios. Aproveitar!

Para ver tudo sobre chá de hibisco, clique aqui.