A cerimônia do chá é praticada há quase 1.000 anos no Japão. Ela envolve a preparação de chá verde chamado matcha seguindo uma etiqueta e um maneirismo precisos. A cerimônia tradicional do chá também é conhecida como Chanoyu ou Sado, que significa “o caminho do chá”.

A origem desta tradição não é clara, mas ela existiu durante o tempo do Shogunato Muromachi (1336-1573) quando os guerreiros se reuniam para beber matcha antes de ir para a batalha.

Ao longo da história, a prática mudou ligeiramente, mas seus elementos-chave foram mantidos inalterados por centenas de anos. Este artigo explicará como preparar uma xícara de chá verde tradicional japonesa com todas as suas formalidades.

Vamos começar explicando que existem dois componentes principais dea cerimônia: os utensílios e o preparo do chá. Os utensílios são chamados de kyusu (貴船), que significa “recipiente de nobreza”, composto de copos de cerâmica esmaltada para chá matcha, tampas e pequenos recipientes de água.

O preparo é feito com água quente derramada na xícara contendo chá verde moído em pó (matcha). Há muitas regras a serem respeitadas durante esta parte, mas basicamente trata-se de quanto líquido você derrama dependendo da estação do ano, que tipo de recipiente é usado ou onde no Japão você mora.

No entanto, este artigo não vai entrar em tudo isso; aqui vamos nos concentrar em como fazer um chá verde japonês perfeito com apenas dois ingredientes: água e matcha.

Agora que você tem todo o equipamento necessário, é hora de começar a preparar o chá. Primeiro, acrescente uma colher de chá cheia de pó matcha em seu kyusu e adicione água quente. Com isto, você deve preparar cerca de duas xícaras de chá verde que deixarão espaço para a espuma em cima que é chamada de “okaka” (お華) em japonês. Sem esta camada de bolhas de espuma, o sabor seria sóbrio e sem sabor, de acordo com os padrões tradicionais.

Depois de colocar o matcha em seu kyusu , misture-o rapidamente com um chasen (筌), também conhecido como bambu. Ele deve parecer um pequeno ventilador de papel comapenas 10-15 galhos finos de bambu . Use-o para misturar a água e o pó matcha, assegurando que a maior parte do pó seja dissolvida, isto assegurará uma distribuição uniforme do sabor.

Uma vez que você tenha criado uma textura de pasta com seu chasen, você pode parar de misturar. Diz-se que cerca de 40 círculos são suficientes para dissolver completamente o matcha.

Para garantir que todos os ingredientes sejam misturados corretamente, use kuubiketsu (九羽結), que é um tipo especial de coador feito de latão ou cerâmica que cabe em seu kyusu. Basta colocá-lo dentro dele cuidadosamente para não danificar sua tela de malha fina e despejar um pouco de água quente através dele apenas para verificar seufunção.

Se sobrar alguma coisa no kuubiketsu, basta despejá-lo de volta em seu kyusu e misturar novamente com o chasen até obter um chá verde perfeito com uma espuma leve. Não se esqueça de verificar se todo o pó se dissolveu e se não há grumos de mate no fundo de sua xícara quando você mesmo servir.

Agora é hora de beber! Basta adicionar um pouco de água quente para diluir se necessário e apreciar o sabor do verdadeiro chá verde estilo japonês!

Quanto matcha se deve adicionar?

A forma tradicional de fazer chá verde japonês é chamada “nihoncha” (日本茶) em japonês. Existem diferentes escolas que têm seus próprios métodos, mas os ingredientes principais são pó matcha, água quente e um tipo especial de peneira conhecida como kuubiketsu (九羽結). Medir a quantidade adequada de matcha para sua nihoncha é particularmente importante para obter o sabor certo. Muitas pessoas cometem erros apesar de parecer simples à primeira vista, porque há algumas coisas que você deve considerar antes de medir seu matcha.

A coisa número um que você quer lembrar enquanto faz chá verde japonês é não usar muito pouco ou muito matcha em pó. O principal objetivo de adicionar matcha é adicionar um sabor e cor, portanto, se você adicionar muito pouco, o sabor e a cor não serão corretos.

Por outro lado, se você usar muito, pode se tornar amargo ou avassalador. A maioria das pessoas só usa cerca de cinco a dez gramas por pessoa para duas xícaras, porque isto é suficiente para obter um chá verde claro com um sabor suave. Ao fazer isso, tenha em mente que a quantidade de água utilizada determinará o que você está fazendo: chá verde tradicional japonês (nihoncha) ou matcha grosso ( koicha ).

Para nihoncha , basta misturar uma colher de chá cheia de pó moído em seu kyusu junto com água quente. Parakoicha , você deve usar cerca de dez a quinze gramas de matcha em pó por pessoa.

Depois de encher seu kyusu com água quente, pegue o coador de chá, coloque-o dentro e despeje um pouco de água quente apenas para lavá-lo até que a água fique clara. Depois disso, retire o kuubiketsu , depois despeje uma xícara de chá verde matcha!

Posso misturar o matcha com outros ingredientes?

A maneira tradicional é beber nihoncha (日本茶) ou “chá verde japonês” sem nenhum sabor adicional ou adoçante. No entanto, há muitas variações nesta simples receita para eventos especiais. Alguns exemplos seriam o Hojicha (焙じ茶), Genmaicha (玄米茶), e o Kuromamecha (黒豆茶). No Japão, é comum comer doces ou pequenos petiscos com chá verde japonês.

Como fazer uma xícara perfeita de nihoncha?

Há várias maneiras de fazer chá verde japonês, mas independentemente de como você o bebe, o mate em pó deve ser sempre usado primeiro. Adicione uma colher de chá em seu kyusu ou outro bule junto com cerca de cento e cinqüenta ml de água quente. Use água fervente se possível, pois isso ajudará a realçar os sabores mais rapidamente.

A maneira correta de preparar o serviço é a seguinte:

Ao fazer nihoncha, nunca derrame seu chá diretamente em suas xícaras. Ao invés disso, use um chawan para recolher o chá e transferi-lo para cada xícara. Despeje o suficiente para uma boca cheia de chá em cada xícara, depois volte para seu bule para preparar a próxima xícara. Isto assegura que você não esteja derramando demais o chá.

Uma vez que todos os seus convidados tenham se enchido de nihoncha, traga alguns doces para acompanhar! A pasta de feijão vermelho flutuante é uma opção popular para muitas pessoas, mas há muitos tipos diferentes de confeitaria tradicional japonesa que também podem ser servidos junto com nihoncha!

Como fazer Hojicha (焙じ茶)?

Ingredientes: 2 colher de chá de chá verde, 1/2 L de água quente, 7 colheres de chá de arroz integral.

Primeiro aqueça os grãos de arroz marrom em uma frigideira até que eles emitam um aroma torrado e estalem. Em seguida, prepare-os com água quente por cinco minutos. Finalmente, tire os grãos do bule e sirva-os como acompanhamento para seus convidados. Este pequeno petisco se chama Hojicha (焙じ茶)!

A Hojicha é normalmente feita de folhas de chá verde da Ilha Principal que foram fritas ou assadas para parar o processo de oxidação que as torna pretas para que permaneçam verdes. No Japão, o chá verde pode ser feito de duas maneiras, ou vaporizando as folhas de modo que fiquem verdes ou fritando-as para criar uma cor marrom considerada mais saudável para seu corpo. Isto significa que, dependendo de como é feito, Hojicha pode ter gostos e benefícios de saúde diferentes!

O Hojicha é bom para esfriar seu corpo quando você está sobreaquecendo no verão por causa de seus níveis mais baixos de cafeína do que outros tipos de chá. Ele realça um sabor mais suave devido a sua perda mínima de aminoácidos durante o cozimento, o que o torna menos amargo do que outros chás. Você pode beber Hojicha como uma bebida independente sem nada adicionado porque os grãos de arroz trazem um sabor doce agradável para equilibrar qualquer amargor dos flocos de chá torrados.

Como fazer Genmaicha (玄米茶)?

A cerimônia do chá de Chanoyu (茶の湯) é um costume tradicional japonês que tem sido seguido por séculos. A cerimônia em si, realizada em um conjunto altamente regulamentado de procedimentos e movimentos, enfatiza a simplicidade e harmonia encontradas dentro da natureza e dentro de si mesmo através do preparo e consumo do chá. Tudo isso remete à filosofia do Zen Budismo, de onde vem a palavra “Chanoyu”: “”chanoyu” é uma abreviação de “chadō”. Foi usado pela primeira vez pelo Sen no Rikyu no início do século XVII”

Como fazer Kuromamecha (黒豆茶)?

Cha no Yu é a cerimônia tradicional do chá japonês na qual os praticantes de Chanoyu servem matcha, chá verde em pó.

Como fazer em casa?

Veja como você pode fazer o Kuromamecha (黒豆茶) com apenas feijão e água quente. Pode não ser exatamente o mesmo, mas definitivamente vale a pena tentar! Você vai precisar destes ingredientes:

– 2 punhados de feijões secos (procure por soja não-geneticamente modificada, use orgânicos quando possível)

– 1 litro de água se for utilizada uma panela ou bule que contenha mais de 800 ml,

se você estiver usando uma panela pequena, use pelo menos 1,5 litros

– tigela de madeira (handai) para segurar o feijão enquanto está de molho

– peneira ou coador grande o suficiente para cobrir a boca de sua chaleira

– um copo com apenas 100 ml

– uma chaleira elétrica, um fogão a gás se possível e uma colher para agitar

Instruções:

*Coloque os feijões na tigela e despeje água sobre eles. Você pode precisar mais ou menos dependendo de quantas porções você quiser fazer*

Deixe de molho durante a noite. Esvazie o feijão pela manhã e enxágüe novamente sob água fria corrente. Coloque-os novamente em seu handai e adicione novamente água morna fresca. Deixe ferver com sua chaleirae deixar o feijão ferver por pelo menos 20 minutos. Se você estiver usando um fogão a gás, certifique-se de abanar a panela ocasionalmente para fazer um bom trabalho de agitação porque ele tenderá a grudar no fundo da panela e começar a queimar.

Caso contrário, use sua colher para mexer lentamente sem parar – isto ajuda a manter uma temperatura uniforme em sua cafeteira. Você deve sempre ser gentil ao fazer Kuromamecha (黒豆茶), já que movimentos vigorosos criam bolhas que darão a entender que você está usando grãos de soja não descascados.

*Uma vez que seu chá esteja pronto, coar em um copo através de uma peneira ou coador suficientemente grande para a boca de sua chaleira.* Sirva quente ou frio com um pouco de água em cima para que você possa desfrutar e ver como o chá verde se torna nublado quando você derrama a água.

Opcionalmente, acrescente pequenos cubos verdes de açúcar (mitsumame) ou beba como desejar.

Desfrute dessa delícia Japonesa!

Clique aqui para voltar a Home Page do CerimoniaDoChá.com.br