Veja como Fazer a Xícara de Chá Perfeita

Como fazer a xícara de chá perfeita pode ser um tópico subjetivo. Todos têm gostos diferentes, e uma pessoa pode gostar de seu chá forte, enquanto outra prefere que ele seja suave. Abaixo estão algumas dicas de como preparar a xícara de chá perfeita toda vez.

Qualidade do chá: Para obter bons resultados com seu bule, você deve sempre usar chá de folhas soltas que esteja fresco. Se possível, compre seu chá em uma loja que vende chás de folhas soltas de alta qualidade. Quanto mais longas as folhas permanecem expostas após o processamento (e secagem), mais elas perdem suas qualidades e sabor naturais.

Preparando seu chá: Enquanto muitas pessoas têm opiniões diferentes sobre quanto tempo a água para seu chá deve permanecer em contato com as folhas ou sacos, aísão três opções que você pode escolher e que são consideradas as melhores. Estas são descritas abaixo:

  • Opção 1: O clássico experimentado e verdadeiro – em um bule, despeje água fervente sobre as folhas de chá em um coador na panela. Deixe fermentar por aproximadamente 5 minutos, dependendo da preferência gustativa. Despeje em xícaras através de um coador ou filtro.
  • Opção 2: Coloque a quantidade desejada de chá de folhas soltas em um infusor (bola de chá, cafeteira, prensa francesa), coloque em uma xícara/chávena/potes com a temperatura desejada de água fervente. Uma vez preparado a gosto, retire o infusor da bebida.
  • Opção 3: Fazer saquinhos de chá diretamente em sua caneca colocando o saquinho dentro da caneca antes de despejarágua fervente sobre ela. Deixar ferver durante o tempo desejado, depois remover o saco de chá.

Xícaras de chá:

Para chás de folhas soltas, você precisará de um conjunto de xícaras/mugs de chá de boa qualidade (porcelana com osso) em vez de xícaras de esferovite ou de papel que simplesmente encharcará sua bebida(5). Se estiver usandosacos de chá, qualquer tamanho de caneca serve.

Chaleira / Bule:

Uma chaleira não é necessário para chás de folhas soltas, mas se você estiver comprando folhas de chá de alta qualidade pode ser uma boa idéia investir em um que possa manter seu chá quente por períodos mais longos de tempo. Você também precisará de um coador ou filtro para este tipo de chá.

Temperatura:

Ao cozinhar qualquer tipo de alimento ou bebida, a temperatura é muito importante. Se você quiser fazer sempre um bom chá com sabor, tenha o cuidado de usar água na temperatura correta. As temperaturas recomendadas são as seguintes:

  • Água quente – 95°C – Para chás verdes e brancos.
  • Água morna – 75-85°C – Para chás amarelos, oolongos e leves.
  •  Água quente – 100°C – Para chás pretos.

Lembre-se de que este é apenas um guia aproximado baseado em preferências.

Se você gosta de seu chá mais forte ou mais fraco, ajuste a temperatura de acordo. Experimente com ela até encontrar o que prefere. Alternativamente, se você estiver usando um infusor, vá por quanto tempo seu infusor permite que a infusão ocorra para cada tipo de chá.

Tabela de tempo de infusão:

Esta tabela pode ser usada como um guia geral baseado na sua preferência:

  • Chá verde 1 minuto de tempo máximo de preparo
  • Chá Branco 2 minutos no máximotempo de fabricação
  • Oolong tea 2 minutos de tempo máximo de preparo.
  • Chá preto 1 minuto 30 segundos a 3 minutos de tempo máximo de preparo, dependendo do gosto pessoal.

A melhor maneira de aprender quanto tempo seu chá precisa para preparar é experimentar o tempo e o sabor. Você também pode gostar de adicionar açúcar, mel, limão, leite etc., mas novamente – cada um tem suas próprias preferências individuais.

Conclusão:

A xícara de chá perfeita varia de pessoa para pessoa, portanto há muitas opiniões diferentes quando se trata de fazer uma boa xícara de chá a cada vez. Cada um tem seus próprios gostos e aversões quando se trata de sabor e temperatura da bebida – que se unem para a mistura perfeita.

Clique aqui para voltar a Home do Cerimônia do Chá.